“A pessoa deve entender se gosta de resolver problemas, identificar padrões, ler gráficos e perceber se tem interesse em estatística”, explica. Os cursos de Análise de Dados ajudam a   acelerar o processo de aprendizado e são focados no mercado de trabalho. Quem se forma nessas qualificações tem a preparação para lidar com rotinas de trabalho com dados e desempenhar papel fundamental nas empresas mais relevantes do país. A pessoa analista de dados tem seu papel bem definido dentro de uma estrutura de empresa. Com a transformação digital e o desenvolvimento de novas ferramentas, como o Big Data e a Inteligência Artificial, a profissão recebeu ainda mais destaque.

  • Não adianta coletar, processar e organizar os dados se o profissional não é capaz de interpretá-los e aproveitá-los adequadamente.
  • Além disso, entregar essas análises em uma velocidade que permitisse tomar decisões rápidas e com menor erro relativo foi um desafio por anos.
  • Os cursos de Análise de Dados ajudam a  acelerar o processo de aprendizado e são focados no mercado de trabalho.
  • Uma das funções primordiais da análise de dados é, justamente, disponibilizar indicadores de desempenho que influenciarão as estratégias futuras da empresa.
  • No entanto, há ressalvas para o caso de pacientes em tratamento de algum problema cardíaco, que precisam tomar aspirina periodicamente.
  • Analistas de Dados bem-sucedidos precisarão se manter atualizados com as melhores e mais recentes ferramentas associadas à análise de dados.

Com os sistemas cada vez mais informatizados, as empresas passaram a valorizar os analistas de dados como peças-chave em seu desenvolvimento estratégico. O Data Analytics é o processo de coletar, gerir e analisar dados para encontrar padrões e tendências que ajudem a tomar https://surgiu.com.br/2024/02/17/curso-de-analista-de-dados-como-bootcamp-da-tripleten-prepara-voce-para-o-mercado/ certas decisões, com vista a atingir determinados objetivos. Em startups ou grandes empresas com pouca maturidade analítica, o analista é responsável por todas as etapas, da extração dos dados nas mais diversas fontes até a sua apresentação para as pessoas de negócio.

Por que fazer esse curso?

Acompanhando o processo de análise de dados (no qual iremos abordar a respeito no próximo tópico), você irá ter que resolver certos problemas ou responder certas perguntas baseado em dados e os insights que ele te da. Você então irá pegar esses insights e irá compartilhar com os stakeholders e tomadores de decisões da empresa, nos quais conseguem planejar curso de analista de dados o futuro da empresa de forma adequada. Ao mesmo tempo, analistas de dados talvez sejam responsáveis por supervisionar os processos gerais de coleta e armazenamento de dados, também como criar diretrizes para a qualidade dos dados. Após a coleta dos dados, o analista realiza uma limpeza e pré-processamento, garantindo a qualidade e integridade dos dados.

Com o comércio eletrônico crescendo a um ritmo acelerado, a necessidade de profissionais capazes de gerenciar e otimizar essas plataformas também cresceu. Dessa forma, o acesso a esse tipo de servidor é feito por códigos escritos em uma linguagem específica, também referenciada como SQL, cujo conhecimento é imprescindível para o analista de dados. Por ser um dos softwares mais populares do mundo quando se fala de gestão, é imprescindível que o analista tenha uma bom domínio sobre ele. Ocasionalmente o Excel, ou até outros editores de planilhas, faz parte do fluxo de trabalho de um Analista de Dados. Isso por que, dependendo da empresa ou do setor, essas ferramentas servem como fonte de dados.

Analista de dados: o guia completo para uma carreira promissora

Assim, atualmente, torna-se uma das funções mais importantes em diversos processos de empresas de pequeno, médio e grande porte. Empresas de diversos segmentos estão percebendo o valor estratégico dos dados e, consequentemente, investindo cada vez mais em equipes de análise de dados. Essa tendência deve continuar, impulsionando a demanda por analistas de dados em uma ampla gama de indústrias, incluindo varejo, saúde, finanças, tecnologia, marketing e muito mais. Um projeto bem executado que você realiza por conta própria pode ser uma ótima maneira de demonstrar suas habilidades de análise de dados e impressionar os gerentes de contratação em potencial. Escolha algo que você realmente esteja interessado, faça uma pergunta sobre isso e tente responder a essa pergunta com dados. Documente sua jornada e apresente suas descobertas – lindamente visualizadas – com uma explicação clara de seu processo, destacando suas habilidades técnicas e criatividade.